sábado, 17 de dezembro de 2011

Exú é bom ou mau???


Caros irmãos, tenho absoluta certeza de que o texto abaixo irá surpreender muita gente.
Na Umbanda um dos maiores tabus diz respeito às entidades chamadas de Exús, pois a grande maioria dos umbandistas tem receio e até medo dessas entidades. Os irmãos de outras religiões os chamam de demônios. Mas ai vai o que entendo dessas maravilhosas entidades:
Exú é totalmente bom!!!!!! Nunca, em hipótese alguma, faz o mal!!!
Mas então se Exú é totalmente bom e nunca faz o mal, quem são essas entidades que ameaçam e provocam medo nas pessoas?  Esses, caros irmãos, são espíritos de baixa evolução que se travestem de Exús para realizar suas vinganças e zombarias.  
Não é possível acreditar que Exú, sendo esse uma entidade de luz, promova bebedeiras, assédios sexuais, uma verdadeira orgia dentro dos terreiros! Isso é obra dos espíritos trevosos, ou é provocado pelo “médium” que faz tudo aquilo que ele tinha vontade de fazer, mas se diz incorporado para diante dos outros não ser responsabilizado pelos seus feitos.
Exú não bebe cachaça, ele usa essa bebida apenas como instrumento de trabalho e não pra ficar bebendo a noite inteira. Exú não precisa de cigarro, tampouco profere palavrões. Isso é creditar aos Exús as trapalhadas que os “médiuns” e os espíritos trevosos fazem. Também não consigo compreender isso como religião. Religião é algo divino, sublime, que envolve apenas forças positivas, superiores, e os Exús estão entre essas entidades.
Porque eles possuem essas formas demoníacas? Essa não é a verdadeira imagem de Exú, mas algumas vezes eles se travestem de demônios ou animais muitas vezes para entrar em ambientes trevosos e realizar o principal objetivo dos Exús que é o resgate de espíritos de baixa evolução. Sim, os Exús são guardiões dos terreiros e são eles que fazem os resgates dos irmãos que se encontram nas trevas, por isso usam de todos os meios para entrar nesses ambientes.
Temos muito o que falar de Exú não é mesmo? Coloque suas dúvidas e perguntas que na medida do possível responderei, deixe também seu email de contato.
Forte abraço a todos!
Força, Luz e Proteção!!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Final de Ano

Caros irmãos,

Eis que chegamos ao final de mais um ano de trabalho. Portanto colocarei as datas dos próximos eventos que serão realizados nesse período.

02/12/2011 - Trabalho de Limpeza para os assistentes: todos devem trazer 1 Charuto, 1 Vela branca pequena e 3 galhos de arruda. Este material é individual, ou seja, para cada pessoa deve-se trazer esses ítens, local: sede do centro. Horário 20h e 30min.

08/12/2011 - Homenagem a mãe Oxum e encerramento dos trabalhos no ano de 2011 na sede do centro. Aberto ao público Horário 20h e 30min.

20/01/2012 - Homenagem para Oxosse na sede do centro, aberto ao público. Horário 20h e 30 min.

Na noite entre os dias 01/02/2012 e 02/02/2012 - Ritual a beira mar na praia de Pinhal/ RS. Reforço de cabeça para os médiuns. Local: rua do restaurante Gabriela. Horário do inicio dos trabalhos 23h e 30min.
02/02/2012 - Homenagem para Iemanjá na sede da casa. Aberto ao público. Horário 20h e 30min.

 09/03/2012- Inicio dos trabalhos de atendimento ao público. Local: sede do centro. Horário 20h e 30min.

Lembrando que o ano de 2012 terá como orixás regentes OXALÁ e IEMANJÁ.
Cores de roupas para a entrada do ano: Brando e Azul
Virada do ano: Colocar junto a mesa vinho branco seco e guaraná. Velas brancas e azuis para enfeitar a mesa.
Colocar também uma rosa branca e deixar por 7 dias na sua casa.

Que 2012 seja de muita paz, amor e prosperidade para todos nós.

Paulo H. Souza

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Coroação!!!


Caros irmãos,

No dia 05 de novembro estaremos comemorando o 56o aniversário de nosso terreiro. É com muita felicidade que também acontecerá nesse dia a coroação de 4 médiuns da casa. Portanto é necessário que se faça alguns comentários. AQUELES QUE quiserem participar do evento será as 20h e 30 minutos na sede da Sociedade Espírita de Umbanda Tupinambá das Matas Virgens. Aqueles que utilizarem o pátio (estacionamento) deverão saber que NÃO serão retirados os veículos até o final dos trabalhos. Aos irmãos que ESTIVEREM com pressa de sair deverão deixar os veículos fora do pátio.

Algumas homenagens:

Ao Terreiro:
Que a nossa fé, perseverança e coragem continuem no combate as forças negativas. Que o nosso templo permaneça com esse ritual lindo sempre. Que os nosso médiuns tenham amor no coração. Que todos os irmãos atendidos possam estar SATISFEITOS ao término de seu atendimento. Que possamos continuar COM A maravilhosa trajetória de trabalhos espirituais. Que a DIREÇÃO DOS TRABALHOS possa receber continuamente as orientações espirituais de nosso grande pai Oxalá.

Aos Coroandos:
QUE o grande arquiteto universal possa emanar suas bençãos sobre todos vós. Para que suas coroações SEJAM de grande confirmação da fé e humildade que devem permanacer durante toda a jornada espiritual de vocês. Que vocês sejam FELIZES acima de tudo. E que possam desfrutar EM OUTRO tempo o valor do trabalho espiritual. Espero que suas entidades possam auxiliá-los sempre que preciso, assim como ajudar a todos aqueles que procuram o nosso TERREIRO.

Que o pai Oxalá possa iluminar a todos nós.

Força, Luz e Proteção!!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Salve Cosme e Damião

"Cosme e Damião sua casa cheira, cheiura cravo e rosa, botão de laranjeira,
Cosme e Damião sua casa cheira, cheiura cravo e rosa, botão de laranjeira
Cosme e Damião sua santa já chegou, e veio do fundo do mar santa Bárbara quem mandou,
ooo sereia do mar dois dois sereia do mar dois dois Papai Oxalá.
Cosme e Damião sua santa já chegou, e veio do fundo do mar santa Bárbara quem mandou,
ooo sereia do mar dois dois sereia do mar dois dois mamãe Iemanjá".

"Cosme e Damião cadê Doum, não me deixe sofrer tanto assim,
vou fazer um pedido a você, para o meu amor voltar pra mim diga que sim.
Já estou cansado de viver tão isolado, sem ter alguém junto ao meu coração,
e é só por isso que estou desesperado, me ajude meu São Cosme e Damião porque é que não?"

"Saravá Doum São Cosme e Damião, nessa hora de alegria protejei nossos irmãos.
Saravá Doum São Cosme e Damião, nessa hora de alegria protejei nossos irmãos.
Doum, oooo Doum, eu sou filho de pemba Doum com a vossa proteção oh Doum!
Doum, oooo Doum, eu sou filho de pemba Doum com a vossa proteção oh Doum!"



Salve São Cosme e Damião, abençoe todas as crianças!!!

Saúde, paz e muita felicidade em todos os corações...

sábado, 6 de agosto de 2011

Na luta por uma Umbanda limpa!!!

Caros Irmãos, recebi do nosso irmão Marcelo Assis, o link abaixo, com o referido texto. Após ler esta obra, percebi que não estamos sozinhos na luta por uma Umbanda que busca a proteção da natureza, que faz caridade sem esperar qualquer retribuição, enfim as palavras abaixo nos brindam com excelente vibração.

Força Luz e Proteção!

Paulo Henrique Souza


Características Principais da Umbanda
José Francisco Vianna Pereira e Mãe Iassan Ayporê Pery

Podemos dizer que a Umbanda é um sistema religioso fundamentalmente naturista, isto é, trabalha com as forças da natureza, assim como com espíritos contemporâneos, ou não, pesando expressivamente em seu exercício as vibrações das Almas.
Nossa religião possui muitas co-irmãs, o leigo muitas vezes confunde a Umbanda com outras religiões que possuem nomenclaturas semelhantes a Umbanda, no entanto a semelhança é meramente aparente e termina aí. Neste ponto é que gostaríamos de colocar alguns itens que consideramos fundamentais. O fato de termos raízes africanistas, e cultuarmos Orixás, gera muita confusão e sobressai a necessidade imperiosa de definir limites bem claros. Não temos a intenção de comentar outros credos, temos sim, intenção de vincar nossas assertivas. 
1.     Trabalhamos exclusivamente visando o bem, a caridade e a evolução espiritual de todos.
2.     A Umbanda não faz despacho em encruzilhadas, não faz matança de animais, não suja a natureza, não cobra consultas e trabalhos, não faz trabalho de "amarração"!
3.     Não temos feituras de cabeça, raspagens, camarinhas, roncó, corpo fechado, ebós, orunkô, feitura de santo, bascos, firmo de nação, etc.
4.     As sessões obedecem a horários pré-estabelecidos, para início e término.
5.     Nas sessões ou em rituais fechados de Umbanda não há abate de animais ou de qualquer outro ser vivo.
6.     As oferendas aos guias, ou entidades menores, são realizadas em locais determinados normalmente junto a natureza, ou reinos apropriados, ou até mesmo dentro do próprio terreiro quando é possível. Lembrando sempre de deixar o local limpo como foi encontrado. Somos absolutamente contra, por exemplo, acender velas perto de árvores (risco de incêndio) ou numa pedra (sujeira da cera). Nós amamos a natureza e as suas energias, como podemos sujar os locais sagrados para nós?
7.     Na Umbanda a vestimenta básica é toda branca em todas as giras.
8.     Não há retribuições financeiras por trabalhos executados, consultas, ou o que quer que seja.
9.   A ascensão ao sacerdócio na Umbanda, se faz através do tempo, da propriedade individual, da constância, dedicação, estudo e seriedade com que o médium se propõe a caridade. O trabalho e o tempo, a dedicação e o estudo profundo é que fazem a firmeza do médium. E tudo isto não acontece de uma hora para outra.
10. A prática religiosa deve ser realizada em locais específicos, nos centros. Não aprovamos e não permitimos atendimentos nem na residência do médium ou em qualquer outro local, sem a devida vênia e conhecimento da Direção do nosso Centro.

Alertamos sempre que possível, sobre o julgamento, não devemos julgar, e pior do que isto, trabalhar em detrimento de quem quer que seja julgando a causa. Se temos um problema nas mãos, procuramos através da meditação, através da fé, o esclarecimento que seja específico. Imersos em emoções, não há quem se julgue errado, o adversário sempre está errado. A assertiva número 1 deve ser uma premissa fundamental para todo umbandista.
Não devemos receitar. Se for necessário, procuramos dentro dos elementos mágicos que nos são atinentes auxílio, não somos médicos.
O médium não deve precipitar independência mediúnica. É necessário estar bem certo do que se faz. O trabalho vinculado a uma Casa de Caridade é fundamental. Lembre-se que no Centro acodem falanges de trabalhadores, sozinhos não temos esta mesma proteção.
É comum também o médium acreditar que determinados ritos (externos aos ritos da Umbanda) vão lhe conferir maior força, ou maior propriedade de trabalho. Se isto for imperioso na sua vida, esse médium deve procurar outra religião que lhe seja mais cara. Na Umbanda o preparo se dá através dos anos de trabalho, dedicação, estudos e preceitos, e portanto procuramos compreender melhor os mecanismos sutis. A oitava assertiva esclarece bastante tais dúvidas, não concordamos com mistificações, com adaptações, com misturas ritualísticas. Não fazemos "trabalhos" nos quais num passe de mágica o médium já é Chefe de Terreiro! Não meus amigos, não se iludam achando que com algumas velas e oferendas você estará preparado para chefiar uma casa de Caridade.
O trânsito de uma a outra religião é até certo modo compreensível, pois o homem sempre busca algo que lhe complete, no entanto não vamos confundir, ou tentar adaptar circunstâncias, ou seja, se você acredita que o ritual de preparo de Umbanda não lhe é suficiente, procure outra religião. Nós não adaptaremos rituais ou fundamentos para atender necessidades individuais, maculando a Umbanda. Buscaremos sim, dentro dos rituais da Umbanda atender as suas necessidades, mas você tem o seu livre-arbítrio.

sábado, 2 de julho de 2011

Irmãos...


Salve meus irmãos!

  Definitivamente todos sabemos que estamos nesse mundo de passagem. No entanto é comum que em nosso dia a dia nos preocupemos com dinheiro, saúde, compromissos familiares, mas não podemos deixar de pensar em questões maiores, tais como nosso desenvolvimento espiritual. De fato as coisas materiais não nos auxiliam em nada em nossa evolução, pelo contrário, elas muitas vezes nos amarram, nos prendem à matéria. O que realmente vale é a união, o afeto, o carinho, o amor entre os homens. Essa busca por sentimentos nobres fazem de nossa estadia nesse mundo uma escada que aos poucos é galgada em direção aos nosso mestre e criador. Mas nenhum sentimento e atitude é tão nobre quanto o amor e a caridade. 
  Diante disso temos 2 pedidos a fazer:

  1 - Oremos e façamos nossas preces à todos que estão necessitando de ajuda espiritual. Em especial, hoje, pedimos a Oxalá que proteja e abençoe meus queridos irmãos:
 - Rosane Machado Madure;
 - Luis Carlos Lavinia Rodrigues;


  2 - E em segundo lugar pedimos à todos nossos irmãos que tragam alimentos não perecíveis e agasalhos (principalmente infantis) para que possamos atender àqueles que nos recorrem. Nessa hora gostaria que todos nós refletissemos sobre tudo que temos e ao mesmo tempo nas pessoas que infelizemente não tiveram a mesma sorte. " Não existe salvação sem caridade".

Que Oxalá nos abençoe!

Força, Luz e Proteção.
 

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Caô Cabecilê !!!!


No dia 24 de Junho prestamos nossas homenagens à Xangô. Orixá da Justiça, da sabedoria, e da paz. Pedimos a essa maravilhosa linha da sagrada Umbanda que possamos exercer nossas atividades mediúnicas com responsabilidade, humildade e fraternidade. Pai Xangô permita que a sua justiça divina prevaleça em nosso mundo. Ensina-nos a sermos mais pacientes, sábios e caridosos. Abençoa pai todos nossos irmãos desamparados, nos hospitais, nas cadeias públicas, nas casas de caridade, nas ruas. Enfim, onde houver um irmão necessitado, que o senhor leve a paz e o alívio das dores do corpo e do espírito.

Caô Cabecilê!!!

Caô Xangô!!!

Força, luz e proteção!

domingo, 15 de maio de 2011

13 de Maio dia dos Pretos Velhos



Salve Pai José de Angola
Salve Mãe Maria das Cinco Estrelas
Salve todos os Pretos Velhos
                Hoje é um dia muito especial, consagrado a todos os espíritos que trabalham na linha africana, linha de Pretos Velhos. Estas entidades, apesar de sua forma humilde, trazem consigo uma imensa luz que abençoa a todos nós. Quando encarnados sofreram diversas torturas, desprezo, humilhação, mas muitos desses espíritos fizeram desse sofrimento o caminho de sua redenção, de sua evolução espiritual.
                Hoje, muitos de nós, quando nos encontramos frente ao mínimo obstáculo contestamos nossas divindades, como se dependesse deles todas as soluções para nossos problemas, esquecendo que a maioria das nossas dificuldades somos nós que procuramos, seja nessa vida, ou por desejo em espírito de buscar o aperfeiçoamento. Devemos nesses momentos lembrar dos maravilhosos Pretos Velhos que por muitos anos sofreram com resignação e jamais deixaram de acreditar em seus Deuses.
                Os Pretos Velhos são a face da Umbanda. Humildade, caridade, resignação, fé e amor são sentimentos que todos os umbandistas devem exercitar a exemplo dos nossos queridos Pretos Velhos. Que Oxalá ilumine todas essas falanges milagrosas, para que essas entidades queridas continuem ajudando todos nós.
Força, Luz e Proteção a toda falange de Pretos Velhos!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Salve Ogum

Salve nosso grande Pai Ogum,

No dia 23 de Abril comemoramos o dia consagrado a Ogum. Guerreiro, forte, grande orixá que combate todas as demandas. Com sua espada é possível cortar todos os feitiços e amarras do astral inferior, e seu escudo protege todos seus filhos dos perigos. Salve Ogum, que sua imensa bondade e coragem nos alimente para que possamos enfrentar os desafios da vida, e que nenhum mal nos atinja.

Deixo aqui minha singela homenagem a esse grande guerreiro da Umbanda. Permita meu pai que todos possamos um dia elevar nossos espíritos para que sejamos merecedores de suas bençãos.

Abençõe as familias, as pessoas de pouca fé, os desencorajados, os aflitos, os doentes e principalmente meu pai os ignorantes, pois ignoram sem ter consciência do mal que fazem a si mesmos. Tão pouco refletem sobre a vida e a necessidade que temos de aprender, mas em especial porque não sabem que tornando-se ignorantes, além de ignorar o conhecimento, ignoram seus irmãos e também o caminho que Deus nos ofertou para que consigamos nossa tão sonhada evolução espiritual.

Salve Ogum!
Oguniê!

Paulo Henrique Souza.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Reuniões de Desenvolvimentos Mediunicos

Salve meus irmãos!

É com imensa satisfação que damos início aos trabalhos de desenvolvimentos mediunicos. Após nosso primeiro encontro do ano de 2011, fica aqui uma idéia a ser discutida. O que é ser médium? Qual sua responsabilidade? O que devo fazer para ser um médium bom e equilibrado?

Deixo essas questões para todos os irmãos que conseguem ter acesso ao blog.

Deixe sua mensagem!

Um forte abraço.
Paulo Henrique Souza

domingo, 30 de janeiro de 2011

Salve Iemanjá!


Queridos irmãos, nas primeiras horas dia 02 de fevereiro estaremos no balneário de Pinhal / RS, realizando o ritual de umbanda na beira do mar. Pedimos a Iemanjá a proteção, a paz e saúde para que possamos continuar nosso trabalho com fé e devoção. Segue aqui algumas recomendações para o nosso trabalho.

Os irmãos médiuns que farão seu ritual a beira mar deverão obedecer os itens a seguir:
- Levar o amaci feito de acordo com os procedimentos aprendidos na casa;
- Levar a toalha de cabeça;
- Estar devidamente uniformizado;

Oferenda:
- pétalas de flores;
- Velas;
- Guaraná;
- Perfume (guardar os frascos, para evitar poluição da praia);

Recomendações:
- Não comer carne nos dias 01,02,03 de fevereiro;
- Não lavar a cabeça durante 3 dias;
- Não manter relações sexuais enquanto estiver com amaci;
- Não beber álcool enquanto estiver com o amaci na cabeça;
- Para retirar o amaci lavar a cabeça com água com mel, depois com água e sabão de côco, depois lavar normalmente com shampoo. A cabeça pode ser lavada diretamente na água do mar sem a necessidade da água com mel e sabão de côco.

É importante dizer que o resultado do trabalho depende fundamentalmente das vibrações mentais dos médiuns, ou seja, cada deve orar e manter a concentração para que consiga obter os fluidos necessários para o melhor desenvolvimento de cada um.

A homenagem para Iemanjá será realizada no dia 02/02/2011 as 20 horas e 30 minutos na sede da sociedade.

Um bom trabalho a todos!
Saravá!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Que Saudades de ti, Chico....


Que falta nos faz a presença de Chico Xavier entre os mortais. Há quem diga que este homem foi santo, para outros obra do demônio. No entanto os fatos e histórias que envolvem seu nome só descrevem atos de bondade, de amor e fé. Para mim estes sentimentos jamais seriam transmitidos por seres de origem inferior, o que prova que Chico Xavier é realmente um instrumento de Deus. Ah Chico! Que saudade! Que falta você nos faz. Adoraria de ter ao menos um rastro de sua bondade, uma pequeno pedacinho de sua fé. Você foi um grande homem, um ser de bondade infinita, um operário da espiritualidade. Em temos de tragédias coletivas, como o desastre do Rio de Janeiro lembro de você e penso que se estivesse entre nós estaria nos orientando a orar por todos que sofrem pela perda de um ente querido, mas também nos diria para orar pelas almas daqueles que partiram para "o outro lado". Será que algum dia poderemos ter a graça de ter entre nós novamente uma pessoa com a sua bondade e amor? Sem dúvida não evitaríamos as tragédias, mas com absoluta certeza teríamos onde nos confortar e sentiriamos a segurança de ter entre nós um Deus vivo. 

Deixemos nossas mensagens de amor e paz para todos aqueles que sofrem, assim como uma mensagem de gratidão à Chico Xavier.

Um forte abraço à todos!

Saravá!!