Salve Oxum Maré!!
Caros irmãos, hoje comemoramos o dia consagrado à Oxum Maré. Certo de que muitos irmãos de matriz africana irão se revoltar com esta publicação, peço humildemente: leiam até o fim. Sabemos que na religião do candomblé o orixá Oxumarê é predominantemente homem, representa o arco Iris e a serpente, segundo a lenda 6 meses é homem e 6 meses é mulher. Orixá maravilhoso de imensa luz. Seu sincretismo se dá por São Bartolomeu, seu dia consagrado é o dia 24 de agosto.
Portanto peço licença para falar, não de Oxumarê, mas sim, de Oxum Maré, um tipo de Oxum, como Oxum Pandá, Oxum Docô. Calma meus irmãos, vou explicar, e quando faço isso apenas trago a público registro de mais de 50 anos de existência. Nos arquivos de nossa casa, o Sr Casemiro de Souza fundador de nosso templo, nos orientou que esse sincretismo de Oxum Maré se dá por Maria de Madalena, seu dia consagrado é 15 de Maio, sua cores são o branco, azul e amarelo, é um tipo de Oxum que possui em seus trabalhos vibrações constante de Iemanjá. Se quiserem mudar o nome desta entidade maravilhosa para Oxum das Marés tenho certeza de que ela não ficará ofendida, tampouco se importará com isso, pois essas disputas de conhecimento e culturas são apenas dos seres encarnados que infelizmente não conseguem ver a imensidão do universo comparado a nossa pequenina existência. O que importa meus irmãos, não é quem fez a obra, mas a obra em si.
Salve nossa grande mãe Oxum Maré! Salve o grande orixá Oxumarê! Que vocês possam sempre nos abençoar protegendo nossos passos e orientando nossas mentes em prol do amor, da caridade e da fraternidade!
Ômio! Oxum Maré!
Arroboboi Oxumarê!