terça-feira, 15 de maio de 2012

Oxum Maré



Salve Oxum Maré!!
Caros irmãos, hoje comemoramos o dia consagrado à Oxum Maré. Certo de que muitos irmãos de matriz africana irão se revoltar com esta publicação, peço humildemente: leiam até o fim. Sabemos que na religião do candomblé o orixá Oxumarê é predominantemente homem, representa o arco Iris e a serpente, segundo a lenda 6 meses é homem e 6 meses é mulher. Orixá maravilhoso de imensa luz. Seu sincretismo se dá por São Bartolomeu, seu dia consagrado é o dia 24 de agosto.

Portanto peço licença para falar, não de Oxumarê, mas sim, de Oxum Maré, um tipo de Oxum, como Oxum Pandá, Oxum Docô. Calma meus irmãos, vou explicar, e quando faço isso apenas trago a público registro de mais de 50 anos de existência. Nos arquivos de nossa casa, o Sr Casemiro de Souza fundador de nosso templo, nos orientou que esse sincretismo de Oxum Maré se dá por Maria de Madalena, seu dia consagrado é 15 de Maio, sua cores são o branco, azul e amarelo, é um tipo de Oxum que possui em seus trabalhos vibrações constante de Iemanjá. Se quiserem mudar o nome desta entidade maravilhosa para Oxum das Marés tenho certeza de que ela não ficará ofendida, tampouco se importará com isso, pois essas disputas de conhecimento e culturas são apenas dos seres encarnados que infelizmente não conseguem ver a imensidão do universo comparado a nossa pequenina existência. O que importa meus irmãos, não é quem fez a obra, mas a obra em si.
Salve nossa grande mãe Oxum Maré! Salve o grande orixá Oxumarê! Que vocês possam sempre nos abençoar protegendo nossos passos e orientando nossas mentes em prol do amor, da caridade e da fraternidade!

Ômio! Oxum Maré!
Arroboboi Oxumarê!

9 comentários:

  1. Paulinho, amei o que você postou sobre a Oxum Maré. Depois da minha coroação comecei a pesquisar sobre ela , mas só encontrei relatos que envolviam a Oxum do Candomblé e essa ou esse eu sabia que não era. Acabei desistindo, até hoje quando descobri essa maravilha . Mas pra falar a verdade não passou pela minha cabeça em conversar com você. Bom o importante é que agora eu sei quem é a Oxum Maré..

    ResponderExcluir
  2. nossa, to passando um mau pedaço a 5 anos, pelo fato de nao encontrarem a minha oxum, e eu sei e sinto q e essa, apenas os espiritos concordam comigo, os zeladores dizem que eu estou louca, como eu faço pra cuidar dessa minha qualidade?
    meu email e fera--radical@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Salve, desculpe não responder antes, mas estivemos por algum tempo hibernando. Em relação ao seu questionamento, penso que devemos ser pacientes, mas ao mesmo tempo perseverantes. Tenha calma, no tempo certo o universo irá se manifestar. Desejamos muita força, luz e proteção pra você.

      Excluir
  3. Amei a publicação, pois tb só havia encontrado publicações do Orixá Oxumaré e não era o que eu procurava e sim essa variação de Oxum.
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vinda Shyrlei. Não temos o intuito de fazer com que todos pensem como nós, mas sim humildemente manifestar nossas crenças.

    ResponderExcluir
  5. Quais são as características dessa qualidade de oxum? Pode fazer outro post explicando? Fiquei muito interessada

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde ! Gostaria de saber se existe alguma imagem da oxum maré ..pois procuro e ninguém sabe qual que é ..me apresentam a imagem de oxumare..

    ResponderExcluir
  7. Minha mãezinha,dona do meu ori🥰

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia! Pode ser que esteja aí a explicação para o meu dilema. Quando giro para Oxum, as pessoas vêm Iemanjá por perto e quando giro para Iemanjá, Oxum às vezes se manifesta. Fiquei muito feliz com essa preciosa e esclarecedora informação. Muito obrigada.

    ResponderExcluir